::Projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” realiza o 1° encontro de formação no município de Queimadas::

Fonte: ASCOM PMQ
02/09/2019 às 15h08

A Prefeitura Municipal de Queimadas, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (28/09), na Escola Ranúsio de Araújo Batista o 1° Encontro de Formação do Projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra cantada”.

O evento de abertura contou com o show musical da Palavra cantada, onde tivemos a honra de receber a presença do Prefeito André Andrade, o secretário de Educação Rogério Reis, as coordenadoras da educação infantil, do fundamental I, cerca de 140 professores que atuam na Educação Infantil e nos anos Iniciais do ensino fundamental e 200 alunos.

No decorrer de todo o dia os professores participaram de oficinas sobre atividades lúdicas e recreativas ministradas pela dupla de arte-educadores do projeto Brincadeira Musicais da Palavra Cantada, Daniel Ayres e Júlia Pittier, juntamente com o oficineiro de Jogos Matemáticos Rodrigo Miranda.

De acordo com o Secretário Rogério Reis de Almeida, o objetivo principal do evento é estimular a educação musical nas escolas da rede, através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar. Já Daniel Ayres lembrou que aquele era o primeiro encontro formativo do ano com a participação dos brincantes do Palavra Cantada. "O que repassamos aqui nesse dia, faz parte dos kits do projeto, adquiridos pela Secretaria de Educação para alunos e professores, o que inclui livros, CDs e DVDs", explicou.

Durante o encontro o tema abordado foi a musicalização, que é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade,

Brincadeiras Musicais do Palavra Cantada é um projeto de ensino de música para crianças, fruto de uma parceria da Editora Melhoramentos com o grupo Palavra Cantada. Tem base nas brincadeiras musicais tradicionais da infância e nas manifestações da cultura popular para promover a iniciação musical para os alunos da educação infantil, por meio de práticas que unem música, corpo e ludicidade.