A Prefeitura Municipal de Queimadas, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou durante todo mês de Setembro ações de valorização à vida.

03/10/2019 às 09h19

O mês, também conhecido como "Setembro Amarelo", é o período em que todas as forças são concentradas para discussão e a conscientização sobre o tema de "Prevenção ao suicídio e Valorização da Vida."

Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Diversas ações foram realizadas atendendo as Unidades de Saúde da Família (USF) de Alecrim, Espanta Gado, Várzea, Gentil, Lagoinha, Tanques, Pedrolândia, Gregório, Riacho da Onça, Aroeira e na sede do nosso município.

Para a Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Fabiana: "É importante falar sobre o tema, incentivar as pessoas a identificarem fatores de risco, encorajar a buscar ajuda e tratamento."

Pessoas com pensamentos suicidas, os primeiras recursos ou fontes de apoio são:

Família; Amigos e colegas; Unidades de saúde: CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Unidades de Saúde Família, Clínicas, Consultórios psicológicos, Urgências psiquiátricas.

Profissionais de saúde: médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde.

Centros de apoio emocional: CVV (Centro de Valorização da Vida), ligue para o 188.

Grupos de apoio.

A grande maioria das mortes por suicídios podem ser evitadas e o diálogo sobre o assunto é o melhor jeito de fazer isso. Se você ou alguém que você conhece possui pensamentos suicidas, peça ajuda. @ Queimadas, Bahia, Brazil