Equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Queimadas realiza ação de prevenção ao uso de drogas na escola Colégio Antônio Pinheiro de Oliveira.

15/10/2019 às 13h52

A ação de sensibilizacao sobre este assunto tem objetivo de alertar os adolescentes sobre a tematica, despertar consciencia de valorizacao a Vida e direcionar ao tratamento aos que necessitarem.

Apesar de ser considerado tema polêmico e com complexidade de adesão, os profissionais da saúde mental realizam junto aos adolescentes um diálogo aberto, encorajador, com orientação e alerta sobre diferentes assuntos relacionados com ao uso abusivo de drogas.

A Política Nacional de Saúde Mental, álcool e outras drogas traz algumas diretrizes a serem seguidas. Entre elas estão as ações de prevenção e tratamento aos Adolescentes, posicionamento contrário à legalização das drogas, tratamento de redução de danos e promoção da abstinência no tratamento, ações intersetorias entre saúde, educação e segurança pública e rede de apoio ao susuarios e familiares.

Com estas ações tentamos promover fortalecimento dos vínculos terapêuticos entre escola, alunos e profissionais da saúde.

E importante ressaltar que o tema álcool e outras drogas tem se tornado problema de saúde pública que afeta diretamente a saúde mental.

Por este motivo é necessário que diversos setores possam trabalhar de forma uniforme, com objetivo comum na melhoria da qualidade de vida da nossa população.