Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico

20/08/2021 às 09h46

Lixo eletrônico: A importância do descarte correto

Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, é cada vez maior o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos pelas pessoas todos os dias. E uma das características desses produtos é justamente a curta vida útil, sempre dando lugar a versões mais modernas.

Com isso, os aparelhos que ficam obsoletos se tornam o chamado lixo eletrônico, que inclui monitores, computadores, telefones celulares, câmeras e impressoras, entre outros. Além disso, produtos como pilhas e baterias possuem produtos químicos e metais pesados em sua composição, que poluem o solo, os lençóis freáticos e contaminam as verduras e legumes que comemos.

É por isso que existem maneiras e locais certos para descartar esse tipo de lixo. Quem fabrica ou vende pilhas e baterias é obrigado a manter um ponto de coleta, em que o consumidor pode deixar os produtos usados para o descarte correto.

Esse processo é conhecido como logística reversa. No entanto, essa é uma responsabilidade de todos. No município de Queimadas, a prefeitura por meio da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura estimula as empresas a criarem seus próprios sistemas de coleta, através de campanhas educativas e coleta do lixo eletrônico.

Prefeitura Municipal de Queimadas-Ba

Governo Flor Primeira do Sisal