Queimadas realiza a XI Conferência Municipal de Assistência Social e fortalece a construção de políticas públicas no município

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, juntamente com a Prefeitura de Queimadas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (03/06), no Auditório Jaime Salgado, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo usuários e usuárias da assistência, trabalhadores do SUAS, entidades socioassistenciais, representantes governamentais e da sociedade civil.

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o encontro teve como objetivo avaliar as políticas públicas de assistência social no município e propor diretrizes para seu fortalecimento.

A conferência foi aberta oficialmente com a composição da mesa de honra, seguida pela leitura e aprovação do regimento interno. Na sequência, os participantes acompanharam uma palestra magna, conduzida por Jonata Costa, Conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), que trouxe uma profunda reflexão sobre os avanços, os desafios e a importância da resistência na garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante o encontro, foram formados grupos de trabalho que discutiram e construíram propostas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social em Queimadas. Também foram eleitos os delegados que irão representar o município na XV Conferência Estadual.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Juliana Matos, este é um momento essencial para reafirmar o papel da política de assistência social na proteção da população. “A conferência é um espaço democrático de escuta, avaliação e construção coletiva. É aqui que fortalecemos o SUAS, ouvindo quem está na ponta, quem vive e atua diariamente na rede de proteção social”, destacou.

O palestrante Jonata Costa também reforçou a importância histórica do evento. “Há 20 anos o SUAS vem garantindo direitos, protegendo famílias e enfrentando desigualdades. Este é um espaço de resistência, de fortalecimento das políticas públicas e de luta permanente pela dignidade e pela cidadania”, afirmou.

A Prefeitura Municipal Queimadas, reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas, garantindo a participação popular e a construção coletiva de uma assistência social mais forte, justa e efetiva para todos.

Anexos
6516_n.jpg.jpg1753123167.jpg
69993420_n.jpg.jpg1753123167.jpg
803_n.jpg.jpg1753123168.jpg
230334_n.jpg.jpg1753123168.jpg