Queimadas realiza I Ciclo Formativo do Programa Criança Alfabetizada
No último dia 09/09, a Secretaria Municipal de Educação de Queimadas, em parceria com o Departamento Pedagógico de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, realizou a abertura do I Ciclo Formativo do Programa Criança Alfabetizada, realizado no Auditório Jaime Salgado, reunindo gestores, coordenadores e professores dos anos iniciais.
O encontro marcou o início de um processo de formações continuadas voltadas para a consolidação de um dos maiores compromissos do município: garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa – até os 6 anos de idade, no 1º ano do Ensino Fundamental, ou, no máximo, até os 7 anos, no 2º ano.
O evento traz a proposta de um ciclo de caráter formativo, a ser realizado através da equipe municipal de formadores da SEMEQ, já capacitados pelo Estado, para conduzir os trabalhos junto à equipe local de profissionais da educação.
As formações estão estruturadas em quatro ciclos, sendo este o primeiro, de um total de 2 para este ano. Outros dois momentos estão previstos para 2026, com o objetivo de fortalecer o pacto pela educação pública de qualidade e assegurar que a meta de alfabetizar 80% das crianças até 2030 seja alcançada.
Segundo a Secretaria de Educação do município de Queimadas, a prioridade é clara: nenhuma criança deve concluir os primeiros anos de escolaridade sem ler e escrever com autonomia. Dominar a leitura e a escrita é considerado o primeiro e maior passo para um futuro de sucesso, e Queimadas pretende avançar de forma decisiva nesse compromisso.
O I Ciclo Formativo também trouxe uma motivação maior: incentivar a construção de uma política municipal de alfabetização, capaz de consolidar resultados e transformar a realidade educacional do município.