2º Encontro Cultural “EJA em Foco” valoriza raízes nordestinas e fortalece o protagonismo estudantil na Educação de Jovens e Adultos em Queimadas
Na noite do último dia 10/09, o Núcleo Lagoinha – na Escola São José, no povoado de Tanques, foi palco do 2º Encontro Cultural EJA em Foco, que reuniu alunos, professores, gestores e comunidade em uma celebração marcada pela valorização da cultura nordestina e pela resistência da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com o tema “Raízes que Educam: a Cultura Nordestina como identidade e resistência na EJA”, o evento trouxe uma programação especial, que contou com a palestra do professor Sérgio Antônio, apresentações culturais, música, roda de conversa e entrega de certificados.
Em sua fala, o palestrante destacou a importância de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem e de reconhecer a cultura popular como parte essencial do conhecimento. “O encontro reforçou que a escola deve ser espaço de diálogo entre saberes: o conhecimento formal e o saber popular. Frisamos a importância de se resgatar a memória coletiva e empoderar os estudantes da EJA para que se vejam como protagonistas de sua própria história”, afirmou.
A iniciativa, realizada pela Prefeitura Municipal de Queimadas, por meio da Secretaria de Educação e Coordenação da EJA, proporcionou um momento rico de partilha e vivência cultural, em que os alunos puderam expressar seus talentos e experiências.
Segundo a coordenadora municipal da EJA, Débora Carla, o Encontro Cultural EJA em Foco já se consolidou como um espaço de integração e valorização da diversidade, e até dezembro deste ano, novas edições serão realizadas em outros núcleos.
O público saiu fortalecido com a certeza de que a educação, quando dialoga com as raízes culturais, se torna ainda mais transformadora.